GRANDES MESTRES QUE SE FORAM...
...CADA UM DEIXOU UM TIJOLINHO
PARA CONSTRUIR NOSSO HSG...

Prof. LINEU SILVA
Prof. RENATO MACHADO
Prof. HILTON ROCHA
Prof. LOURIVAL FRANCO DE SÁ FILHO
Prof. NASSIM CALIXTO
Prof. CHRISTIANO FAUSTO BARSANTE SANTOS
aguarde3
aguarde4
aguarde5
aguarde6
aguarde7
aguarde8
aguarde9
aguarde10


 

*Prof. LINEU SILVA*
(voltar ao topo)



Faleceu em...

Os quatro anos que Linneu Silva viveu no porão do Edifício da Faculdade de Medicina onde funcionava, exclusivamente, um Ambulatório da Clínica Oftalmológica, quase lhe alquebraram a coragem de lutar. Mas a boa estrela de Linneu Silva ganhou a batalha.
O presidente do Estado de Minas Gerais Arthur Bernardes e seus secretários Affonso Penna Jr. e João Luiz Alves, foram sensíveis ao pedido do professor. Prof Renato Machado, Cícero Ferreira (Diretor da Faculdade de Medicina) e Samuel Libânio (Diretor do Serviço de Higiene do Estado) somaram esforços para que o prédio da Diretoria de Higiene fosse doado e adaptado com a finalidade de abrigar a Clínica Oftalmológica e Otorrinolaringológica da então Faculdade de Medicina de Belo Horizonte (hoje Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG).

Após esforços conjugados do Governo do Estado e da Faculdade de Medicina, donativos e subscrições de professores, médicos e pessoas da sociedade, inaugurava-se o Hospital São Geraldo no dia 04 de julho de 1920 (foto ao centro à esquerda). Assim, se fundou a primeira instituição hospitalar da Faculdade de Medicina de Belo Horizonte, orgulho de todos aqueles que lá mourejam na esperança de manter a tradição, serviço à comunidade, extensão e pesquisa nas áreas de atuação, não desmerecendo o amor ao trabalho, anseio de progresso, de servir ao próximo e preparo de novos especialistas, ideais que sangraram a vocação altruística de seus fundadores.

 

*Prof. RENATO MACHADO*
(voltar ao topo)



Faleceu em...

O Prof Renato Machado se uniu ao Prof. Lineu nos esforços para obter, também, uma instalação condigna para a Clínica Otorrinolaringológica.

Assim, conseguiram a doação do prédio da Diretoria de Higiene, o qual foi adaptado com a finalidade de abrigar a Clínica Oftalmológica e Otorrinolaringológica da então Faculdade de Medicina de Belo Horizonte (hoje Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG): inaugurava-se o Hospital São Geraldo no dia 04 de julho de 1920 (primeira instituição hospitalar da Faculdade de Medicina de Belo Horizonte).
 

*Prof. HILTON ROCHA*
(voltar ao topo)



Faleceu em 2mai1993

O Prof. Hilton Rocha, agraciado com o CRM-MG 001, é talvez o mais icônico personagem da história moderna do HSG...

Nasceu em Cambuquira, pacata cidade balneária do Sul de Minas, que faz parte do Circuito das Águas Minerais, no dia 23 de dezembro de 1911, o mesmo ano em que a Faculdade de Medicina de Belo Horizonte foi fundada.

Várias lendas existiram ao seu respeito (seriam verdadeiras ???). Uma delas é que o Prof não dirigia automóveis, pois o esforço ao volante poderia fazer seus músculos tremerem durante as cirurgias (será?).

Em março de 1942, o Prof. Hilton Rocha assumiu a cadeira da Clínica Oftalmológica, permanecendo na sua condução por quase 40 anos, até se aposentar do Hospital São Geraldo em 1981. Um dos sonhos do saudoso Prof. Hilton Rocha foi o de criar uma Residência Médica, em regime de tempo integral e dedicação exclusiva. A primeira turma do Curso de Pós-Graduação (Residência Médica) iniciou-se em 01 de abril de 1959, estando o Hospital fisicamente preparado para esse objetivo. A criação da primeira Residência Médica em Oftalmologia do país foi um marco na história da especialidade e serviu de modelo para outras em diversas Faculdades de Medicina do Brasil.

Nesses mais de 60 anos da Residência Médica no Hospital São Geraldo, foram formados quase 500 médicos oftalmologistas, atuando em Minas Gerais e em vários outros estados do Brasil. Complementando a Residência Médica e, tendo em vista o desenvolvimento das subespecialidades e os novos critérios da Pós-Graduação (Lei das Diretrizes e Bases), o Prof. Hilton Rocha criou o Curso de Doutorado em Oftalmologia reconhecido pela CAPES e pelo CNPq (06 de julho de 1971) ampliando os objetivos da Residência e, ao mesmo tempo, preparando doutores para a docência em diferentes universidades brasileiras.
 

*Prof. LOURIVAL FRANCO DE SÁ FILHO*
(voltar ao topo)



Faleceu em 11jan2015.

Prof. do Depto de Lentes de Contato do Hospital São Geraldo da UFMG. Destacava-se por sua capacidade em se relacionar muito bem com todos. Nos seus últimos anos, se dedicou às lentes de contato e ao departamento de urgência. Isso explica o motivo pelo qual era tão querido!
 

*Prof. NASSIM CALIXTO*
(voltar ao topo)



Faleceu em 05abr2018

Médico oftalmologista, Nassim Calixto graduou-se, em 1952, na Faculdade de Medicina, onde também se especializou, em 1955. Ele ingressou na Unidade como docente, em 1959, e concluiu doutorado, em 1967. Autor de vários trabalhos sobre saúde dos olhos, Calixto foi o primeiro brasileiro a abordar a Síndrome de Fuchs, um tipo de inflamação.

O glaucoma, no entanto, era a principal especialidade do oftalmologista. “Ele foi pioneiro no estudo de glaucoma e fundou o Laboratório de Glaucoma na Faculdade de Medicina. Era reconhecido como uma das maiores autoridades da oftalmologia brasileira e do mundo. Ele participou de estudos complexos de reconhecimento mundial. Além disso, Nassim formou várias gerações de oftalmologistas em Minas Gerais".

*Prof. CHRISTIANO FAUSTO BARSANTE SANTOS*
(voltar ao topo)



Faleceu em 22mar2021.

Formou-se na Faculdade Federal de Medicina do Triângulo Mineiro em 1966, foi diretor e um dos fundadores do Instituto Hilton Rocha, chefe de seu Serviço de Retina e Vítreo e Professor do Serviço de Retina e Vítreo do Hospital São Geraldo.

Além disso, foi presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais por dois mandatos. Também foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV) e contribuiu para a criação da Sociedade Brasileira de Oncologia em Oftalmologia (SBOO), da Sociedade Brasileira de Trauma Ocular (SBTO), da Sociedade Brasileira de Lente de Contato, Córnea e Refratometria (SOBLEC) e da Sociedade Pan Americana de Trauma Ocular.

*AGUARDE 3*
(voltar ao topo)

conteúdo a ser fornecido posteriormente...
 
*AGUARDE 4*
(voltar ao topo)

conteúdo a ser fornecido posteriormente...
 
*AGUARDE 5*
(voltar ao topo)

conteúdo a ser fornecido posteriormente...
 
*AGUARDE 6*
(voltar ao topo)

conteúdo a ser fornecido posteriormente...
 
*AGUARDE 7*
(voltar ao topo)

conteúdo a ser fornecido posteriormente...
 
*AGUARDE 8*
(voltar ao topo)

conteúdo a ser fornecido posteriormente...
 
*AGUARDE 9*
(voltar ao topo)

conteúdo a ser fornecido posteriormente...
 
*AGUARDE 10*
(voltar ao topo)

conteúdo a ser fornecido posteriormente...